Tipos de pele. Você sabe qual é o seu???


Os diferentes tipos de pele são formados devido a maior ou menor actividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, e do equilíbrio entre os elementos produzidos para formar o manto hidrolipídico (óleo, suor, água e sais).

PELE NORMAL Aparência: Radiante, homogénea, transmite suavidade, a produção de óleos é equilibrada. Poros: Pouco visíveis. Textura: Lisa e suave. Características e Tendências: Qualidade da pele de criança, hidratação e oleosidade em níveis considerados ideais. Torna-se seca com o envelhecimento.

PELE OLEOSA Aparência: Brilhante em todo o rosto devido à produção excessiva de óleos pelas glândulas sebáceas. A zona T é ainda mais oleosa, pois concentra um maior número de glândulas sebáceas. Poros: Dilatados, às vezes com pontos negros. Textura: Espessa, granulosa e irregular. Características e Tendências: Produz oleosidade excessiva, que retarda o surgimento das linhas, mas torna-as mais profundas quando aparecem. Formação de pontos negros e borbulhas em áreas espaçadas devido à obstrução dos poros.Tem tendência para acne, neste caso, a pele pode precisar de cuidados médicos (dermatologista).

PELE SECA Aparência: Falta de brilho, transmitindo aspereza, é pouco lubrificada e hidratada devido à menor actividade das glândulas sebáceas. O desequilíbrio entre componentes hidrolipídicos, que retêm a humidade natural da pele, também contribui para seu baixo nível de hidratação. Poros: De difícil percepção. Textura: Fina e áspera. Características e Tendências: Suportam mal as intempéries, pois seu manto hidrolipídico está comprometido pela escassa secreção sebácea e sudorífera: frio e vento causam sensação de desconforto. Tendência a repuxar que causa desconforto, propensa a vermelhidão e descamação. Maior tendência à flacidez e à formação de rugas. Tendência a irritações e alergias, devido à sua maior sensibilidade.

PELE MISTA Aparência: Zona T brilhante devido à maior concentração de glândulas sebáceas e à produção excessiva de óleos nesta área. Demais regiões normal ou seca. Poros: Na zona T dilatados, às vezes com pontos negros, nas laterais, pouco visíveis. Texturas: Na zona T, espessa, nas laterais do rosto fina ou áspera ou normal. Características e Tendências: Diferenças marcantes entre a região T e as demais regiões. Quanto à hidratação e ao grau de oleosidade, apresenta as mesmas características da pele oleosa na zona T e da pele normal ou seca nas demais regiões faciais. Formação de pontos negros e borbulhas na zona T devido à obstrução dos poros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora desde de meus 14 anos, amo tudo que faço, atualmente sou Instrutora de Manicure e Maquiadora.Criei o Blog para auxiliar minhas alunas, pois o tempo do curso não é suficiente para as informações que se atualizam sempre.