Curiosidades das Unhas

Desde 3500 a.C. as egípcias ja tingiam as unhas inicialmente de preto. As mulheres mergulhavam os dedos em tintura de henna. Mas as mocinhas de classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.

                                                         Unhas pintadas com henna


No reinado de Cleópatra, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Coitadinha daquela que não cumprisse!!!! A punição quando não era muito severa, era fatal, rolava até execução!!!

Cleópatra


No império Romano valorizava-se unhas bem polidas.
Na China unhas compridas eram sinal de nobreza. Eles também usavam uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto.
Já em 1800 as unhas eram curtas e levemente arredondadas as vezes perfumadas com óleo vermelho e polidas com couro.
Em 1830 surge o primeiro “instrumento” da manicure que era usado para empurrar cutícula, o “pau de laranjeira”, usado até hoje. 


Em 1892 surgem os primeiros salões de manicure.
Em 1900 usavam-se tesouras para dar forma as unhas. Para polir eram usados cremes colorantes e pós.
Havia um tipo de esmalte de unha, que era aplicado com um pincel de pêlo de camelo, maaaaaaas não durava muito, esse esmalte não sobrevivia mais de 24hrs nas unhas!
Em 1925 foi lançado um esmalte de unha transparente, em tom rosado. Ele é aplicado no meio das unhas – a meia lua e a ponta das unhas ficavam “nuas”.


Já 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos, e um químico, criam o esmalte brilhante e colorido com pigmentos, para ser aplicado na unha toda.
Nasce a marca Revlon e eles promovem pela primeira vez a tendência de maquiar os lábios e unhas da mesma cor.

                                    Um dos irmãos Revlon e Modelo com make e unhas da mesma cor


Na década de 70 vem os esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas e estão na última moda.
Os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes de fibra de vidro em 1980. A decoração dos esmaltes não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. 
Surge a profissão de manicure.

Hoje temos esmaltes de várias cores e texturas. Uma infinidade de desenhos, misturas de cores, “francesinhas”, “unidunitê”, “ bem me quer”, enfim verdadeiras “obras de arte” nas unhas, daí vem a questão: manicure ou “designer de unhas”???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Professora desde de meus 14 anos, amo tudo que faço, atualmente sou Instrutora de Manicure e Maquiadora.Criei o Blog para auxiliar minhas alunas, pois o tempo do curso não é suficiente para as informações que se atualizam sempre.